03:57

Um dia de luta


História do Dia Internacional da Mulher, significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade brasileira


Bom, gostaria primeiramente de parabenizar todas as mulheres pelas conquistas desses últimos anos. Conquistas que não foram fáceis, pois a sociedade na sua maioria é machista e os homens sempre pensaram que lugar de mulher é em casa, cuidando dos filhos e da casa. Eu particularmente fui criada num regime onde meu pai trabalhava viajando e a maior parte da minha educação me foi dada pela minha mãe que mesmo ausente, fazia papel de pai e mãe. Sei como é difícil para uma mãe criar os filhos sozinhos. Mas esta não é a questão. Vamos aos fatos do reconhecimento desta data marco onde muitas coisas começaram a mudar por conta de atos covardes como este da sociedade machista. Vamos aos fatos. Após a expansão industrial e econômica, as mulheres eram submetidas a horas de trabalho de no mínimo 16hs, sem condições adequadas para o trabalho. Isso foi decorrente da revolução industrial, onde os burgueses comprando e se apoderando de máquinas e terras ocasionaram o grande deslocamento dos camponeses aos grandes centros onde os mesmo eram obrigados a viverem em condições péssimas de trabalho e moradia. Já no ano de 1857 as mulheres empregadas em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos em 8 de Março 1857 em Nova Iorque, em que protestavam sobre as más condições de trabalho e reduzidos salários. A classe burguesa, machista e covarde ao invés de negociarem acharam uma forma de resolver este problema. Existem outros acontecimentos que podem provar a tese como o incêndio na fábrica da Triagle Shirtwaist, que também aconteceu em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, onde morreram 146 trabalhadoras. Segundo esta versão, 129 trabalhadoras durante um protesto teriam sido trancadas e queimadas vivas. O incêndio da Triangle Shirtwaist continua como o pior incêndio da história de Nova Iorque. Muitos ainda tentam relutarem considerar este acontecimento como um mero acidente e não como uma execução. Muitos outros protestos se seguiram nos anos seguintes ao episódio de 8 de Março, destacando-se um outro em 1908, onde 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque exigindo a redução de horário, melhores salários, e o direito ao voto. Assim, o primeiro Dia Internacional da Mulher observou-se a 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América após uma declaração do Partido Socialista da América. Em 1910, a primeira conferência internacional sobre a mulher ocorreu em Copenhaga, dirigida pela Internacional Socialista, e o Dia Internacional da Mulher foi estabelecido. No ano seguinte, esse dia foi celebrado por mais de um milhão de pessoas na Áustria, Dinamarca, Alemanha e Suíça, no dia 19 de Março. No entanto, logo depois, um incêndio na fábrica da Triangle Shirtwaist mataria 140 costureiras; o número elevado de mortes foi atribuído às más condições de segurança do edifício. Além disto, ocorreram também manifestações pela Paz em toda a Europa nas vésperas da Primeira Guerra Mundial. Objetivo da Data
Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. O esforço é para tentar diminuir e, quem sabe um dia terminar, com o preconceito e a desvalorização da mulher. Mesmo com todos os avanços, elas ainda sofrem, em muitos locais, com salários baixos, violência masculina, jornada excessiva de trabalho e desvantagens na carreira profissional. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.



Conquistas das Mulheres Brasileiras

Podemos dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no executivo e legislativo.


Espero que ao longo de todos estes anos nossa sociedade aprenda cada vez mais sobre a importância das mulheres não só no mercado de trabalho mas como cidadãs que elas são. Espero que exista ainda muitas mulheres guerreiras no futuro como já existiram ao longo da nossa história: Joana d'Arc, Princesa Isabel, Olga Benário, Anita Garibald, Evita Perón e muitas outras que merecem reconhecimento e deveriam estar aqui neste texto. Espero que as mulheres de hoje sejam como estas. Que não tolerem mais abuso de marido e nem aceite condições que já foram deixadas no passado. Que vocês mulheres tenham um maravilhoso dia internacional das mulheres pois é por vocês que estamos aqui. Mulheres que dão a vida pelos seus filhos. Sou admiradora das mulheres no sentido do que ela representa: a sua arte de dar a luz e poder contribuir com o seu carinho e afeto para um mundo melhor. Espero que a nossa sociedade seja consciente para que possa reconhecer o papel da mulher e seus direitos e deveres em nossa sociedade.


Dedico este texto a todas as mulheres do mundo.” FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER! Que Todo os dias sejam o dia da mulher, afinal ele completa a existência do ser.

0 comentários: