11:14

Cotidiano escola


Pensar e escrever sobre o ensino nos tempos atuais é tarefa árdua, porém necessária no mundo complexo que nos apresenta. Precisamos perceber que tudo é diferente de há 20 anos; as transformações são grandes e consistentes e todas têm implicações diretas na atividade humana.

“Para mim os homens caminham pela face da Terra em fila indiana. Cada um carregando uma sacola na frente e outra atrás. Na sacola da frente, nóscolocamos as nossas qualidades.Na sacola de trás, guardamos os nossos defeitos. Por isso durante ajornada pela vida, mantemos os olhos fixos nas virtudes que possuímos,presas em nosso peito. Ao mesmo tempo, reparamos impiedosamente nas costas do companheiro que está adiante, todos os defeitos que ele possui.Nos julgamos melhor do que ele, sem perceber que a pessoa andando atrás de nós, está pensando a mesma coisa a nosso respeito”

Não julgamos necessário tecer maiores comentários sobre o que deve ser evitado enquanto comportamento e atitudes que levem ao sucesso profissional, bastando para isto, que se desconsiderasse tudo o que foi anteriormente sugerido.Atitudes pessimistas, como considerar-se vítima de um sistema injusto, reclamar da vida como ela é, culpar sempre as outras pessoas pelos próprios problemas, não querer aprender com as próprias experiências e preocupar-se apenas em seu status social, no nosso entender, apenas contribuem para dificultar a formação do perfil profissional ideal em nossos dias.

Finalizando, acreditamos que a busca pela melhoria contínua no ensino em nossos dias deve ser marcada por uma cumplicidade entre aluno e professor ,segundo a qual ambos, na qualidade de seres humanos, sujeitos a perfeições e imperfeições,comprometem-se a investir na sua qualificação, encarando um ao outro como um "cliente" ao qual um excelente serviço deve ser prestado. Agindo assim, estaremos conduzindo a nós mesmos e ao nosso próximo àquilo que, apesar de tão subjetivo, costumamos chamar felicidade. Entendemos, também, que para isso é necessário lançar mão de outro conceito subjetivo, o do amor, sem o qual dificilmente aprenderemos a aproveitar e desfrutar dos mistérios e oportunidades que nos são oferecidos ao longo da nossa existência.

Apensar de idealizado as reflexões citadas, lidar com o educando não chega a ser um trabalho árduo,porém lidarmos com o sistema corrosivo do cotidiano, quando falta ética e valores que desnorteiam o processo educativo é algo que muitas vezes independe da relação professor/educando.

1 comentários:

Unknown disse...

Geo,
adoro você!!! Melhor professora de história
pode ter certeza, quem tem essa mulher como
professora é sortudo, pois ela é uma excelente professora pode crer... rsrs'

Beijão
Júlia