12:14

Que gaúcha danada! Doidas e Santas



Essa mulher andou investigando a nossa vida! – teoria da minha amiga Viviane (hahaha). Adoro Martha Medeiros. Ela me fazer refletir, pensar que não é só comigo, que não sou tão doida, nem santa, quanto penso e que ainda tenho solução... Ufa, ainda bem. E como ela mesma escreveu: “O que não faz você mover um músculo, o que não faz você estremecer, suar, desatinar, não merece fazer parte da sua biografia.”. E tenho um pouco disso, muitas vezes deixei algumas coisas de lado, por pura falta de vontade. Mas que coisa? O que não me causa emoção. E é porque ela mexe comigo de várias formas, que resolvi escrever sobre ela. Tem sempre uma crônica, um poema que identifica uma parte de mim... Consigo me ver ali, em seus escritos, de alguma forma. Será que essa mulher mandou alguém nos seguir mesmo? Será que ela é algum tipo de Sherlock Holmes gaúcha de saias? Será que ela tem “olheiros” espalhados por aí? (hehehe). Acharam a teoria da Viviane exagerada? É a cara de uma ascendente em sagitário =). Na verdade acho que Martha Medeiros nos entende como ninguém porque é gente como a gente. Toda mulher de alguma forma conhece o que se passa no íntimo feminino e olha que somos complicadas... Pelo menos é o que dizem (minha opinião é que complicado mesmo é o ser humano em geral). Mas ela não se limita em descrever só o universo feminino... Descreve as pessoas, situações da vida, pensamentos mil em suas breves linhas, que não posso nem de longe chamar de mal traçadas. E tudo isso com uma pitadinha de humor. Ainda bem que ela tem o dom da escrita e sensibilidade para ver, e facilita o nosso entendimento e leitura para os que aí estão “atravancando o nosso caminho”, como diria Quintana. Lendo seus textos fica tudo tão mais claro e simples... Nós é que somos bobos em complicar. Mas por via das dúvidas a partir de hoje vou ficar de olho bem aberto pra ver se não tem ninguém nas minhas pegadas... Alguém suspeito usando um sobretudo, lupa... Essas coisas... ;) Alguém que pode ser até você. Faz tempo que encerrei meu primeiro Blog, as pessoas acessavam e me cobravam todas as histórias possíveis existente na humanidade. Amo história é minha vida ao deitar ao acordar está imersa dela. Mas! Licença eu não quero agradar ninguém, porque o espaço é meu. Que aprender história? Entra na minha sala de aula?Rsrs Ai sim, iremos mergulhar num universo sem fim, e sentir que ela está dentro e fora de mim.


" .. Toda mulher é doida. Impossível não ser. A gente nasce com um dispositivo interno que nos informa desde cedo que, sem amor, a vida não vale a pena ser vivida, e dá-lhe usar nosso poder de sedução para encontrar 'the big one', aquele que será inteligente, másculo, se importará com nossos sentimentos e não nos deixará na mão jamais... Uma tarefa que dá para ocupar uma vida, não é mesmo?

Eu só conheço mulher louca. Pense em qualquer uma que você conhece e me diga se ela não tem ao menos três dessas qualificações: exagerada, dramática, verborrágica, maníaca, fantasiosa, apaixonada, delirante. Pois então. Também é louca. E fascinante.

Nossa insanidade tem nome: chama-se vontade Vontade de Viver até a Última gota. Só as cansadas é que se recusam a levantar da cadeira para ver quem está chamando lá fora. E santa, fica combinado, não existe. Uma mulher que só reze, que tenha desistido dos prazeres da inquietude, que não deseje mais nada? Você vai concordar comigo: só sendo louca de pedra."

Trecho da crônica "Doidas e Santas" - MARTHA MEDEIROS


6 comentários:

Unknown disse...

Isso é ser amiga:
É ouvir, é confiar, é amar.
E amigos de verdade,
Ficam para sempre em nossos corações,
Assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis.

Unknown disse...

Você é inteligente, sedutora e cheia de vida, além de super generosa!

Elizabeth disse...

"SEI QUE OS TEUS OLHOS
SEMPREA TENTOS PERMANECEM EM MIM
E OS TEUS OUVIDOS
ESTÃO SENSIVEIS PARA OUVIR MEU CLAMOR
POSSO ATÉ CHORAR
MAS A ALEGRIA VEM DE MANHÃ
ÉS DEUS DE PERTO
E NÃO DE LONGE
NUNCA MUDASTES
TÚ ÉS FIEL"
Deus te abençoe amiga!
Como escreve com o coração de quem deseja o mundo.

Daniela disse...

Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.Amiga, você passa desse limite,com muita elegância do ato de escrever.

Unknown disse...

"Um  fiel é um amigo firme, e quem o acha, encontra a riqueza" e eu sei que eu estou cheia de riqueza com a sua amizade Geo. Você é amiga pra toda hora, e eu sei q posso contar com vc pra tudo, momentos ruins e bons. BjãoJúlia

Henrique Lopez disse...

É muito bom encontrar pessoas que podemos partilhar nossas experiências e sentimentos..., ainda mais quando estas sensações são únicas e raras, e por isso mesmo nos fazem sentir como 'loucos' frente à grande maioria das pessoas 'normais e racionais' .