07:44

Paraíba renovada em 2009? Faz-me rir!




Faço minhas as palavras de Rubião no livro Quincas Borba: "Ao vencedor as batatas".

As batatas são os problemas do Brasil e o vencedor pode ser qualquer um. Afinal, quais as diferenças entre um e outro candidato? Em que diferem as propostas? As plataformas de governo? São todos uns iguais. São as mesmas promessas de sempre. Sabemos que a Política deveria estar ligada diretamente com o bem estar comum, com a coletividade, com o sentimento de melhoria social. Mas o que se vê é cada um olhando para o próprio umbigo.

E o povo só é notado nas eleições. Nos últimos dois meses todos preocuparam-se com os problemas da sociedade. Fizeram promessas, discursos acalorados, preocuparam-se com as dores do povo e até propuseram soluções para as mazelas sociais. O povo pode, enfim, ser percebido. Afinal, a presença de todos seria requisitada.

Vimos o povo ir às urnas. Todos estavam lá. Os loucos, os aleijados, os muito pobres, os famintos. Todos foram confirmar. Apostar em mais quatro anos de miséria, dor, descaso, esquecimento. Coitado do povo que não sabe escolher conscientemente seus representantes. Triste do povo que não tem direito à educação. Infeliz do povo que tem políticos como os do nosso país.

E a sensação que fica após às eleições é que tudo não passou de uma grande encenação. Na qual os candidatos fizeram muito bem seus papéis: saíram às ruas, visitaram favelas, falaram com com a população, até sorriram para os moradores de rua. E o povo, como uma grande platéia, participou do espetáculo: gritou de emoção, abraçou as personagens, acreditou nas promessas, se comoveu com as próprias dores. O povo acreditou na fantasia... talvez viver de sonhos seja menos dolorido que encarar realidades.

Por toda essa patética realidade que vive o Brasil, eu reafirmo a idéia de Platão: só haverá democracia quando todos tiverem dignas condições de vida e direito à educação de qualidade. Caso contrário o que veremos será o que vimos no último dia 05 de outubro... Um show de pseudodemocracia, o uso do povo, das dores desse povo. Em algumas localidades ainda haverá reapresentação do grande espetáculo em outubro. Depois disso só haverá nova temporada em 2010. Quando o circo será novamente armado; surgirão novos palhaços, o povo continuará sendo os malabaristas das dores e da fome, e um novo show será preparado. O povo assistirá novamente às mesmas piadas, as mesmas bobagens, à mesma pateticidade com que os políticos falam dos problemas do Brasil. E tudo se repetirá: o povo vai se fantasiar, vai acreditar nas velhas promessas, vai sair de suas casas e de suas pontes para votar. Nada mudará. Quanto a Paraíba e a saída de governo, são muitos gatos e ratos para um prato só. São muitas distorções, muitas hipocrisias.

E vivam as eleições! Viva a "democracia" que encobre os céus do Brasil!

0 comentários: